Pano branco: entenda o que pode desencadear e piorar o problema

Já ouviu falar sobre um problema de pele chamado de pano branco? Este é um nome muito popular para uma micose ainda muito comum entre os brasileiros, especialmente no verão. Saiba mais sobre o assunto a seguir.

O que é pano branco?

Também chamado de pitiríase versicolor ou micose de praia, trata-se de uma micose causada por um fungo chamado de Malassezia furfur. Ele libera uma substância conhecida como ácido azelaico. Ele  impede a pele de produzir melanina quando é exposta ao sol.
Na região onde o fungo fica alojado, surgem manchas brancas, já que a pele não fica bronzeada. Também podem surgir manchas vermelhas, laranjas e marrons.
Apesar desse desconforto, é bom lembrar que a doença não é contagiosa, não aparece por falta de higiene e não é transmitida em contato com locais de uso público. Esses fatores podem apenas intensificar os sintomas.

Quais são os fatores que favorecem o surgimento dessa micose?

Os fatores que favorecem o surgimento do Malassezia furfur são:

  • Umidade;
  • Calor;
  • Desnutrição;
  • Uso de anticoncepcionais, corticoides e imunossupressores;
  • Sudorese excessiva;
  • Oleosidade da pele;
  • Predisposição genética;
  • Sistema imunológico enfraquecido.

Como evitar que a micose piore?

No verão, é bastante comum que as pessoas que já sofram com este problema fiquem mais propensas a ter os sintomas de pano branco intensificados.
As que não possuem, mas estão na escala de fatores de risco devem ficar atentas. Os fungos se alojam nos locais que possuem mais gordura acumulada, como pescoço, rosto, tronco, couro cabeludo e braços.
É importante manter esses locais sempre limpos. O uso produtos específicos para combater a oleosidade e reduzir as possibilidades de aparecimento dos fungos é fundamental. Por isso vista sempre roupas frescas, leves e tecidos não sintéticos.
Uma boa alimentação também pode reduzir o aparecimento das manchas indesejadas. Procure fortalecer seu organismo através de práticas saudáveis.
Evite passar cremes muito oleosos e escolha sempre opções oil-free.

Existe tratamento?

Ao suspeitar que possui pano branco, o ideal é procurar um médico especialista. Neste caso, trata-se do dermatologista. É ele que realizará o exame físico e poderá lhe dar um diagnóstico, além de orientar sobre o tratamento adequado.
A variedade de produtos para tratar o pano branco é imensa. O uso de pomadas, cremes, shampoos e loções é bastante comum.  Em casos de lesões mais graves ou quando o tratamento com esses produtos não funciona é necessário utilizar medicação.
Ao notar algumas manchas ovais na pele as quais não desaparecem e ficam mais visíveis no sol, além de vermelhidão ou coceira, procure rapidamente um especialista. Você pode estar com pano banco e não sabe.

Outra dica fundamental: não se trate sem acompanhamento médico pois o pano branco pode parecer muitas outras doenças de pele como: vilitigo, hipomelanose macular progressiva e até sífilis.

O acompanhamento de um dermatologista é importante para evitar mais transtornos e garantir uma recuperação eficiente.