Benefícios e dicas de como usar o protetor solar

Você tem o hábito de passar protetor solar? A Dra. Nivea Alves vai explicar um pouco mais sobre os benefícios do uso diário desse produto e dicas práticas na hora de escolher o protetor ideal para sua pele.

O que de fato faz o protetor solar na sua pele?

  • Bloqueia os Raios UV nocivos a nossa saúde, que desencadeiam distúrbios da pele.
    • A radiação UVA tem comprimento de onda mais longo e sua intensidade pouco varia ao longo do dia e com as estações do ano. Ela penetra profundamente na pele, e é a principal responsável pelo envelhecimento e pelo câncer da pele.
    • A radiação UVB tem comprimento de onda mais curto e é mais intensa entre as 10 e 16 horas, sendo a principal responsável pelas queimaduras solares e pela vermelhidão na pele.

Atenção: cuidados com as câmaras de bronzeamento artificial pois elas utilizam dessas radiações, inclusive em doses mais altas do que a radiação solar.

  • Previne o sinais de envelhecimento prematuro como rugas, linhas finas, pintas, sardas, manchas e rugas.
  • Previne tumores benignos (não cancerosos) ou malignos, como o carcinoma basocelular, o carcinoma espinocelular e o melanoma pois todos tem grande relação à exposição ao sol. O câncer de pele é uma realidade no Brasil, sendo em disparada o tipo de câncer que mais está presente no país.
  • Previne queimaduras solares, que nos faz ficar vermelhos, doloridos e com descamação.
  • Melhora a qualidade da pele. As proteínas essenciais da pele, como colágeno, queratina e elastina, são protegidas pelo filtro solar. Estas proteínas são necessárias para manter nossa pele bonita e saudável.

Como usar e escolher o protetor solar ideal? Existem alguns fatores que você precisa ter em mente quando compra e aplica um filtro solar:

1- Escolha um protetor solar à prova d’água e com um FPS mínimo de 30. Esses números indicam por quanto tempo sua pele vai se manter protegida contra os raio UVB.

2- Observar o PPD (forma de proteção contra o raio UVA) que de ser no mínimo 1/3 do FPS.

3- Protetor químico ou físico? O físico age formando uma película que reflete o raio solar, é indicado para peles sensíveis, reativas, gestantes e crianças. O químico as moléculas absorvem os raios solares, fazendo com que sua energia seja diminuída para todos os tipos de pele.

4- A quantidade ideal de produto que deve ser passada no rosto e no pescoço, é o equivalente à uma colher de chá cheia, que deve ser aplicada uniformemente.

5- Tipos de texturas de protetor solar:

Oil free: essa é a textura que não possui óleo em sua composição, o que significa que é mais indicado para pessoas que têm a pele oleosa, mista ou acneica.

Cremoso: um produto cremoso é aquele que possui uma textura mais hidratante. Ideal para a pele seca ou que está ressecada.

Toque seco: garante um efeito matificante que deixa a pele mais sequinha e lisa. Por isso, é mais indicado para quem tem tendência maior à oleosidade.

6- É melhor protetor com cor ou sem cor? Com cor: tem a ação de proteger a pele contra a radiação solar e a luz visível, emitida pelo celular, aparelhos eletrônicos, lâmpadas e janela. Sem cor: protege apenas contra as radiações UVA e UVB do sol.

7- Sempre aplicar o protetor solar meia hora antes de entrar em contato com o sol ou água.

8- É importante lembrar que usar apenas filtro solar não basta. É preciso complementar as estratégias de fotoproteção com outros mecanismos, como roupas, chapéus e óculos apropriados.

Portanto, é aconselhável usar protetor solar todos os dias. Você pode não perceber os benefícios agora, mas a vantagem de usar protetor solar é possível de se notar a longo prazo. Caso você esteja exposto ao sol por um longo tempo, seja trabalhando ou desfrutando de um banho de sol nas praias, o ideal é reaplicar o protetor solar a cada duas horas para proteger sua pele das queimaduras solares.

Para qualquer dúvida entre em contato conosco. Nós da equipe da Dra Nivea Alves estaremos à disposição. Aproveite o sol de 365 dias com um toque de protetor solar.