Autoexame da pele: você já fez? Aprenda o passo a passo para identificar o câncer de pele

Quando a palavra “autoexame” aparece, grande parte das pessoas provavelmente já lembram do autoexame para identificar o câncer de mama, certo? Afinal, ele é bem divulgado e cada vez mais gente o está praticando, o que evita o diagnóstico tardio e aumenta as chances de recuperação.

Infelizmente, boa parte da população ainda não tem o mesmo conhecimento sobre o autoexame da pele para a identificação do melanoma (câncer), entre outros problemas. Quando o tratamento é feito antes de o tumor invadir totalmente a pele, o câncer possui muito mais chances de ser removido.

Quer saber mais sobre o autoexame, como ele funciona e o que devemos procurar? Então, continue lendo!

 

Como posso fazer o autoexame da pele?

Antes de saber exatamente como realizar o autoexame, é importante lembrar que ele deve ser feito de seis em seis meses. Além disso, não se esqueça de marcar todas as datas e anotar tudo que você encontrou em sua pele, mesmo que pareça inofensivo à sua visão.

Vamos agora ao passo a passo do autoexame de pele:

1- Primeiramente, fique totalmente despido em frente a um espelho grande. Depois, levante seus braços e observe bem todas as partes de seu corpo. Tenha um outro espelho em mãos para conseguir olhar a parte de trás do corpo, incluindo as nádegas.;

2- Olhe todas as áreas de suas mãos e pés, as axilas, os seus braços e também os antebraços;

3- Preste atenção às suas pernas agora. Analise as partes de trás, as coxas, as juntas, os pés (na sola e entre os dedos também) e a área genital;

4- Utilizando um secador, um pente ou uma escova, dê uma olhada no seu couro cabeludo, nas regiões da orelha e no pescoço.

Depois disso, fique livre para fazer as anotações que comentamos no início do tópico.

 

O que estou procurando durante o autoexame?

Agora que você sabe como realizar o autoexame da pele, é preciso compreender o que exatamente você está procurando enquanto faz a sua análise. Então dê uma olhada nos itens a seguir:

  • Feridas que ainda não cicatrizaram mesmo depois de um mês;
  • Pintas ou sinais que parecem estranhos ou estão sempre mudando de textura, cor, forma ou tamanho;
  • Manchas vermelhas, pele descamada ou sangramentos.

O melanoma pode parecer uma pinta, por isso é preciso prestar atenção a suas alterações e características: ela possui diversas cores? Mede mais do que 6 milímetros? Tem um formato assimétrico? Possui bordas mal definidas? Cresceu ou teve seu tamanho alterado nos últimos tempos?

Se a resposta for sim para a maioria das questões, procure um dermatologista urgentemente para que ele realize todos os exames necessários. Faça isso sempre que notar algo diferente em sua pele.

 

Agora que você conheceu o autoexame, não deixe de fazê-lo e explicá-lo à sua família e amigos! Lembre-se: caso observe algo de suspeito, vá até o seu dermatologista para que ele lhe oriente. Também não se esqueça de usar óculos de sol e protetor solar!