A microinfusão é um método recente que tem sido muito bem-sucedido nos últimos tempos. Ela vem se mostrando eficaz no tratamento de diversas condições de pele, em especial a alopecia (queda de cabelo). Por isso é tão usada no couro cabeludo.
Neste texto, iremos explicar o que exatamente é a microinfusão, como ela funciona, de que forma ela trata a queda de cabelo, além de outras informações bem relevantes. Então, fique até o fim!
O que é a microinfusão?
A Microinfusão de Medicamentos na Pele (MMP) é um procedimento capaz de inserir medicamentos ativos de forma direta no local necessitado : o famoso drug delivery ( forma de introduzir medicamentos na pele).Existem vários tipos de Drug Delivery utilizando laser, radiofrequência e o microagulhamento.
O MMP usa um aparelho no qual acoplamos uma ponteira com microagulhas que realizam um movimento de alta rotação na sua extremidade. A velocidade e a profundidade são controladas pelo dermatologista, assim como dependem das necessidades e dos casos específicos de cada paciente.
As microagulhas do equipamento são imersas nos medicamentos escolhidos (que atenção: devem ser todos estéreis) e eles, por sua vez, são inseridos na pele, promovendo uma ação mais direta e mais eficiente.
Como é realizado o procedimento?
O local a ser tratado seja couro cabeludo, rosto ou corpo, deve estar bem limpo e pode ser usada anestesia tópica anterior ao procedimento.
Na sequência a máquina é ligada, o tipo específico de ponteira é colocado com o número de agulhas necessário.
Antes do início do tratamento a agulha é ajustada para a profundidade que desejamos, sempre de acordo com a alteração ou doença que estamos tratando.
Quando a máquina é ligada inicia a vibração e então aspiramos a medicação do recipiente e em seguida aplicamos na pele.
O movimento deve ser leve, sem pressão exagerada e a agulha não deve ser arrastada para não machucar a pele.
Quais as indicações ?
- Calvície
- Sarda branca ou leucodermia pontuada
- Melasma
- Psoríase
- Verruga viral
- Cicatrizes
Para cada tipo de problema é usada uma medicação específica. Podemos combinar medicações ou ativos na mesma aplicação.
Como funciona a MMP no couro cabeludo?
A principal aplicação da MMP nos dias de hoje é no couro cabeludo, devido à queda de cabelo. Com o procedimento, é possível tratar tanto o eflúvio telógeno (uma alta queda dos fios) quanto a alopecia androgenética (a famosa calvície) e a alopecia areata (queda repentina de cabelo).
Para cada uma dessas situações, existe um conjunto de medicamentos específicos que serão inseridos diretamente em toda a região afetada com uma anestesia local.
Geralmente os medicamentos utilizados são vitaminas, bloqueadores enzimáticos e fatores de crescimento, os quais podem ser aplicados juntos ou um de cada vez. Tudo depende do problema a ser tratado e da situação da área.
Além dos efeitos causados pela medicação, outra vantagem do MMP é o fato de que as microagulhas estimulam o metabolismo do couro cabeludo e libera substâncias benéficas ao crescimento dos fios.
Com relação ao número de sessões necessárias, é algo que pode variar devido às características de cada paciente.
No entanto, de forma geral, cada uma das sessões precisa ter um espaçamento de um mês, no mínimo. Elas costumam durar entre trinta minutos e uma hora e já é possível notar certas melhoras depois da terceira sessão.
Caso tenha alguma dúvida ou queira saber mais sobre a MMP, procure um dermatologista confiável para que você seja orientado a melhor forma possível.