A dermatite seborreica é uma inflamação na pele que causa vermelhidão e descamação na área atingida. Os locais mais afetados por essa descamação são a face, as sobrancelhas, o nariz, as orelhas e o couro cabeludo.
A causa ainda não é totalmente conhecida pelos especialistas, no entanto sabemos que pode haver relação genética ou motivação por agentes externos como:
- Alergias;
- Estresse emocional;
- Baixa temperatura;
- Fadiga;
- Medicamentos;
- Excesso de oleosidade;
- Fungo Pityrosporum ovale;
- Sistema imunológico enfraquecido;
- Doenças neurológicas.
Hoje daremos algumas dicas de cuidados básicos para auxiliar no tratamento da dermatite seborreica. Acompanhe!
Como funciona o tratamento para dermatite seborreica?
O tratamento é realizado através de medicação, shampoos, cremes e pomadas que contenham ingredientes específicos como corticoides, ácido salicílico, sulfeto de selênio, alcatrão, cetoconazol, entre outros.
Além disso, existem algumas medidas a serem tomadas para intensificar o resultado do tratamento. Veja:
- Escolha corretamente o shampoo
Escolha um shampoo anticaspa, preferencialmente um que seja recomendado pelo dermatologista, pois ele saberá qual é o ideal para você. Aplique somente na raiz e massageie bem o couro cabeludo, deixando agir por alguns minutos e enxaguando bem para retirar todo o produto da cabeça.
- Cuidado ao usar o condicionador
Ao aplicar na raiz do cabelo cremes mais densos, como condicionadores e máscara hidratante, os resíduos desses produtos ficam acumulados no couro cabeludo.
Isso acaba ocasionando a oleosidade em excesso na região favorecendo o surgimento da caspa e da dermatite seborreica. Comece a passar o creme longe da raiz até as pontas.
- Evite lavar os cabelos com água quente
Lavar os cabelos com água muito quente aumenta a oleosidade no couro cabeludo e isso acabará aumentando a incidência de descamação na região, já que um dos fatores que colaboram para o surgimento da dermatite seborreica é a oleosidade. Opte sempre por água fria ou morna.
- Não cubra a cabeça sem necessidade e não amarre os cabelos molhados
Duas práticas que devem ser evitadas por quem quer combater as caspas e sofre com a dermatite seborreica são cobrir a cabeça desnecessariamente e amarrar os cabelos ainda úmidos.
Isso porque o uso de coberturas para a cabeça eleva a temperatura no couro cabeludo, aumentando a produção de sebo. E prendê-los úmidos dificulta a sua secagem, aumentando a umidade da região, o que colabora para o aparecimento da caspa.
- Evite produtos que contenham álcool e finalizadores para cabelos
O álcool pode ser bastante agressivo para a pele e aumenta a produção de sebo na região, piorando a seborreia. Produtos utilizados para modelar ou fixar penteados devem ser evitados. Se for usar, aplique longe da raiz.
- Cuide da sua alimentação
Tire da sua dieta alimentos gordurosos, embutidos e chocolates. O consumo deles aumenta a produção de sebo e atrapalha o processo de renovação dos fios.
Outros cuidados
Tabagismo, alcoolismo, sedentarismo, estresse e ansiedade também podem piorar a situação, portanto, adote práticas saudáveis. Comece aos poucos, com uma mudança de cada vez.
Não se esqueça de fazer uma consulta regularmente ao dermatologista. Ele indicará quais produtos e medidas específicas ao seu caso são necessárias para combater a caspa e os sintomas da dermatite seborreica.