Cuidados com a pele na gestação: o que é permitido usar?

É necessário cuidar da pele na gestação pois durante esse período a pele passa por uma série de mudanças que podem refletir no surgimento de vários problemas, como as estrias, as manchas escuras de melasma, espinhas e a flacidez devido ao aumento de peso
Além dos produtos para proteção que já são recomendados para todos, vamos indicar outros que atendam às alterações hormonais deste momento e reduzam seus efeitos. Estes cuidados vão garantir que você tenha uma bonita pele na gestação e esteja preparada para a nova vida que começará! Acompanhe.

 

Espinhas e cuidados para envelhecimento

Em um momento de bruscas mudanças hormonais, as espinhas podem retornar ou intensificarem sua presença, principalmente para aquelas mulheres que já sofrem com a oleosidade.
O que pode ? produtos que contenham ácido hialurônico, antioxidantes, vitaminas C e E, zinco.
O que não pode ? ácido salicílico e ácido retinóico – outros ácidos é melhor consultar o seu dermatologista!

 

Hidratantes para estrias

Uma das primeiras consequências da gravidez para a pele são as estrias. Por conta do crescimento da barriga e dos quilos ganhos, a mulher tem a sua pele esticada rapidamente em curto prazo, ficando “tigrada”.
Mas há cremes e sabonetes especializados em hidratar a pele e impedir o surgimento de novas estrias. Existem ótimos produtos prontos e alguns que podemos manipular.
O que pode? Óleos minerais, óleo de amêndoas, óleo de semente de uvas, manteiga de Karitê, glicerina, água termal, ácido hialurônico.
O que não pode ? uréia ! muita usada nos hidratantes ela não é recomendada pois aumenta a penetração dos outros ativos da fórmula .

 

Protetor Solar

O uso do protetor solar é obrigatório para as gestantes. A fim de ter uma proteção efetiva, recomenda-se que este produto seja aplicado ao menos três vezes por dia e que seja, no mínimo, de fator 30.
É o principal cuidado para evitar o melasma ( manchas escuras) pois nessa fase da vida a maior parte dos clareadores não são permitidos.
Ideal: filtros físicos!

 

 Falando em melasma…

Cerca de 70% das gestantes sofrem com  aquelas manchas castanhas e rendilhadas que aparecem, principalmente, na região central da face. Também é comum haver escurecimento dos mamilos, aréolas, axilas e da parte interna das coxas.
Isso ocorre principalmente pelo aumento de hormônios que levam ao aumento de pigmento da pele e grande parte dessas alterações melhoram espontaneamente após o parto.
O que pode ? muito protetor solar e proteção física com boné, chapéu e roupas com proteção UV.
O que não pode ? a maioria dos clareadores de cosméticos e dermocosméticos não é liberada – alguns despigmentantes leves podem ser usados em casos selecionados.

 

O uso de óleos essenciais

Produtos naturais são bem-vindos na gestação: use e abuse de óleos como os de argan, macadâmia, oliva e uva. Eles também podem ser encontrados na composição de alguns hidratantes. Mas fique atenta, pois seu uso deve ser moderado entre aquelas que já possuem pele oleosa.

Além de procurar um médico dermatologista para receber tratamento específico para sua pele, procure manter uma dieta que contribua para a saúde do maior órgão do corpo humano.
Uma boa alimentação, principalmente rica em vitaminas C e E, nutre a pele e ajuda a combater muitos dos problemas descritos até agora. Não hesite em nos contatar em caso de dúvidas!