Quem tem a pele oleosa sabe muito bem o que é ter os poros dilatados. Isso costuma acontecer mais em climas quentes, devido ao suor eliminado pelos poros, assim como pela oleosidade mais intensa da pele gerada pela temperatura mais elevada.
O que são os poros dilatados?
Os poros nada mais são do que pontinhos na pele que servem para a saída de pelos ou da secreção sebácea. Os poros se dilatam devido ao aumento da produção de sebo pelas glândulas sebáceas e isso é piorado pelo acúmulo de resíduos de poluição e maquiagem.
Assim, os efeitos dos poros dilatados na pele são a aparência mais oleosa e menos uniforme do rosto.
São mais comuns em pessoas com a pele oleosa e nas áreas que produzem mais sebo e pelos mais finos, como a zona T – testa, nariz e queixo.
No texto de hoje explicaremos o que causa os poros dilatados e como evitar que eles apareçam. Além disso, daremos 5 dicas de tratamentos para melhorar os poros dilatados. Leia tudo até o final e fique por dentro do assunto!
O que causa os poros dilatados?
Não existe apenas uma causa para a dilatação dos poros. Na verdade, os dermatologistas costumam apontar 3 origens mais comuns do problema. Dê uma olhada em quais são elas a seguir:
- Herança genética: os seus pais possuem poros dilatados? Se a resposta é sim, pode ser exatamente por isso que você também os possua em sua pele. A genética é um fator de peso quando se trata de aspectos dermatológicos.
- Pele oleosa: como já era de se esperar, os indivíduos com pele oleosa costumam ter bastantes poros dilatados. O motivo para isso é que as células mortas ao redor dos poros se unem ao óleo e deixam os orifícios dos poros inchados, o que faz com que eles fiquem maiores do que deveriam ser.
- Idade: com o passar dos anos, a pele humana vai tendo a sua elasticidade reduzida, o que permite que os poros apareçam mais. Além disso, toda a exposição ao sol fica acumulada e tende a piorar com os anos, o que também prejudica os poros.
Como evitar que os poros fiquem dilatados?
Existem algumas atitudes que podem evitar a dilatação dos poros, assim como melhorar a saúde de sua pele em geral. Veja quais são abaixo:
- Sempre remova a maquiagem antes de se deitar;
- Utilize protetor solar;
- Não esprema suas espinhas;
- Lave o rosto com produtos específicos para pele oleosa 2 vezes ao dia
- Use produtos que ajudem a controlar a oleosidade da pele e que sejam próprios para a sua idade.
Conheça agora 5 dicas de tratamentos para melhorar os poros dilatados
Antes de apresentarmos a lista a seguir, vale a pena lembrar que é importante não iniciar qualquer tratamento sem antes consultar um dermatologista. Conheça-os agora:
- Higiene adequada
Uso de sabonetes específicos para pele oleosa e depois complementar a limpeza com tônicos faciais que removem as impurezas, equilibra o pH e podem ainda reduzir a oleosidade e diminui a produção de sebo.
A esfoliação também pode ser feita 1 vez na semana. Mas cuidado: caso você esteja fazendo uso de algum ácido talvez a esfoliação não seja recomendada.
2- Máscara facial
Aplicar máscaras faciais de argila – em especial as argilas branca e verde – podem fazer bastante diferença, colaborando na redução da oleosidade da pele sem agredi-la. Além disso, elas ajudam a melhorar a saúde dos poros.
3- Ácido retinoico
Uso domiciliar desse produto ou de seus derivados é muito benéfico para os poros e qualidade da pele. Deve ser prescrito pelo seu dermatologista pois cada pele tolera uma porcentagem desse produto e além disso existem uma série de cuidados que devem ser tomados enquanto usamos essa medicação.
Atenção: existem peles sensíveis que podem não tolerar o uso do ácido retinóico e nesses casos optamos por outros produtos.
O peeling de ácido retinóico 1 vez no mês pode gerar resultados muito bons.
4- Use a maquiagem ao seu favor
A dica é usar um protetor com cor ou base uniformizadora com ação antioleosidade e em seguida investir em um pó compacto.
Ou ainda exsitem produtos que faze um efeito óptico de disfarce dos poros chamado “ efeito blur”.
Mas atenção: nunca dormir de maquiagem!!!!
5- Tratamentos em consultório médico:
Peelings químicos
Luz pulsada: ajuda a diminuir o tamanho dos poros e além disso também ajuda no envelhecimeneto e manchas dos sol.
O ideal é fazê-lo uma vez por mês, geralmente 3 sessões.
IPCA ( Indução percutânea de colágeno com agulhas ) ou microagulhaamento com drug delivery ou MMP
É tecnologia que utilizamos, sob anestesia em creme, aparelhos que possuem microagulhas que causam perfurações na pele que provoca uma espécie de inflamação que promove a produção do colágeno e, dependendo do propósito do procedimento, pode ajudar na diminuição dos poros e no controle da oleosidade da pele.
Laser de CO2: tecnologia a laser que penetra nas camadas mais profundas da pele causando melhora da textura, poros e envelhecimento mais acentuado ( rugas profundas).
O que achou das dicas? Ainda tem dúvidas sobre como tratar os poros dilatados? Procure um dermatologista e siga as orientações desse profissional!