Olheiras: entenda a diferença das manchas ao redor dos olhos e como é possível tratá-las

Quem nunca tirou uma foto e se espantou com a quantidade de olheiras? Isso acontece muito nos dias de hoje, devido ao nosso dia a dia agitado, cansativo e estressante, além das horas insuficientes dormidas por noite.
As olheiras dão aquele aspecto de desgaste e de esgotamento ao rosto, não importa qual seja a sua idade. É por isso que tanta gente usa corretivos em volta dos olhos ou coloca filtros nas fotos para disfarçar este problema. Contudo, essas medidas apenas ajudam a parte estética e não tratam realmente o problema.
O texto de hoje é para você que deseja saber mais sobre as olheiras, quais são os seus tipos (sim, existem diversos tipos), as suas causas e como de fato tratá-las. Então, venha com a gente até o final para descobrir mais sobre esse assunto!

Quais são os tipos de olheiras?

Se você acreditava na existência de apenas um tipo de olheira, está bem enganado. Existem ao menos quatro tipos principais que podemos listar, cada um com suas características, causas e tratamentos. É muito importante saber quais são para tratá-los da melhor maneira possível. Confira:

  • Olheiras pigmentares

As olheiras pigmentares têm esse nome porque possuem uma coloração em tons de marrom. Elas são um tipo mancha gerado pelo excesso de melanina na parte fina da pele em volta dos olhos. Costumam ser mais usuais em quem tem a pele negra ou morena.
A frequente exposição ao sol piora a situação das olheiras pigmentares. Para tratá-las, o mais indicado é realizar procedimentos com laser ou alguns tipos de peeling. Além disso, certos dermocosméticos despigmentantes também podem fazer a diferença.

  • Olheiras vasculares

As olheiras vasculares possuem uma cor azulada e dão um aspecto de inchaço para a área ao redor dos olhos. Elas são causadas devido a um distúrbio no sistema circulatório, assim como por problemas relacionados à retenção de líquidos.
Além disso, o cansaço excessivo, situações estressantes frequentes e poucas horas de sono também ajudam a causar esse tipo de olheiras. Para o tratamento, especialistas indicam drenagem linfática, luz pulsada, procedimentos à laser e até cosméticos com cafeína.

  • Olheiras sanguíneas

As olheiras sanguíneas possuem um tom voltado para o roxo. Elas são causadas pelo acúmulo da hemoglobina nos vasos sanguíneos da região. Como agravantes dessa situação, é possível mencionar a falta de água no organismo e problemas respiratórios ou alérgicos, como a rinite.
Os tratamentos mais frequentes utilizados para elas são os dermocosméticos que ativam a microcirculação da área e a luz pulsada.

  • Olheiras profundas

As olheiras profundas normalmente têm uma coloração mais acastanhada. Quem tem esse tipo possui um globo ocular com uma cavidade mais profunda, o que cria uma sombra. Geralmente, a sua causa está relacionada à genética responsável pela formação óssea do rosto.
O tratamento mais indicado é o preenchimento injetável, assim como alguns cosméticos com ativos para densificar a região.

Para saber mais sobre como tratar as suas olheiras ou confirmar qual tipo de olheira você tem, procure um dermatologista!