Do envelhecimento precoce ao câncer de pele: conheça os efeitos dos raios do sol (UVA e UVB) na pele

Já faz tempo que a maioria das pessoas não toma aquele demorado banho de sol sem proteção. Antigamente, era muito comum encontrar homens e mulheres com os corpos à mostra esperando o sol os bronzearem. Felizmente, com todas as novas informações, isso mudou.

Para ter uma ideia, 82% dos brasileiros possuem mais medo do sol hoje do que há 10 anos. Se houvesse, naquela época, a percepção que se tem hoje, muitas doenças teriam sido evitadas.

Os raios de sol (UVA e UVB) causam danos tanto leves quanto graves à pele. Você sabe exatamente quais são? Continue lendo para entender melhor o que são esses raios, o que eles causam e como prevenir que seus efeitos aconteçam.

 

Qual é a diferença entre os raios UVA e UVB?

O raio ultravioleta A (UVA) ocorre praticamente durante o dia inteiro e corresponde a 95% de todos os raios do sol que atingem a nossa pele. O raio UVA também é o responsável pelas manchas solares, as alergias, o envelhecimento precoce e até pelo câncer de pele.

Já o raio ultravioleta B (UVB) entra na nossa pele de forma mais superficial. Mesmo assim, ele ainda pode causar problemas sérios, como o próprio câncer de pele, vermelhidões desagradáveis e queimaduras.

 

Quais são os efeitos dos raios na pele?

Agora vamos detalhar melhor estes efeitos para que você entenda ainda mais o quão perigosa é a exposição aos raios UVA e UVB. Confira:

  • Envelhecimento precoce: a exposição repetitiva e intensa ao sol (por exemplo, das pessoas que trabalham em lavouras e outras atividades ao ar livre) a longo prazo causará precocemente rugas, redução da espessura da pele, ferimentos e o afinamento de vasos capilares. Tudo isso contribui para que a pele do indivíduo fique com um aspecto bem mais velho do que deveria ter.
  • Lesões: essas lesões podem ser pré-malignas e malignas. Ambas são sérias, mas obviamente, a maligna está ligada ao melanoma, ou seja, ao câncer de pele.

 

  • Catarata: sim, a exposição excessiva aos raios do sol pode prejudicar muito a sua visão, pois gera danos fotoquímicos que ficam acumulados com o passar dos anos, o que ocasiona a formação da catarata.

 

  • Baixa imunidade: os raios também podem causar uma confusão nos processos do sistema imunológico (a defesa de nosso corpo contra agentes externos), fazendo com que ele tenha uma baixa resistência.

 

Como prevenir esses efeitos?

Apesar de grande parte das pessoas simplesmente comprar protetores solares na farmácia, é importante consultar um dermatologista para saber exatamente que produto é o mais indicado para as necessidades da sua pele, considerando a sua rotina.

Vale lembrar que o protetor e os óculos escuros são necessários durante todo o ano e não apenas no verão.

 

Viu como esses raios invisíveis podem prejudicar a sua saúde? Não deixe de se proteger e de procurar um dermatologista para realizar exames!