Antigamente não existiam tantas opções de tratamento para problemas de pele quanto hoje e, se existiam, eram muito mais caras. Isso fazia com que as pessoas acabassem sendo prejudicadas por tentarem tratar seu problema em casa.
Hoje em dia, felizmente, além de cremes também temos várias possibilidades de tratamentos eficientes que ajudam a pele a ficar mais saudável e bonita.
É por isso que as pessoas que têm melasma podem tratar esse incômodo problema de forma mais segura a partir de diversas opções de tratamento. Quer saber mais? Então fique com a gente e leia tudo até o final!
O que é o melasma e quais são seus sintomas?
O melasma é uma condição que tem como característica o surgimento de manchas escuras na pele, principalmente na face (apesar de elas poderem aparecer também no pescoço, membros e até no colo). Ele costuma a afetar mais as mulheres, mas também pode ocorrer nos homens.
Não é possível apontar apenas uma causa para o problema, que pode estar ligado a diversos fatores, como: gravidez, exposição ao sol, uso de anticoncepcionais, predisposição genética, entre outros.
Usar o protetor solar é uma forma de prevenção, já que boa parte dos melasmas são desencadeados pelos raios ultravioleta.
Com relação aos sintomas, podemos notar manchas escuras ou amarronzadas na face, especialmente na área das maçãs do rosto, no nariz, no lábio superior e na testa. Essas manchas possuem formatos pouco definidos e irregulares.
Muitas pessoas com melasma podem acabar prejudicando ainda mais a pele ao tentar realizar tratamentos caseiros sem um auxílio médico. Por isso, caso desconfie de que tem o problema, vá ao dermatologista e pergunte sobre as melhores formas de cuidar da sua pele e tratar o problema.
Quais são as possibilidades de tratamento?
Veja a seguir quais são as mais eficientes formas de tratamento do melasma:
1- Peeling
O peeling é um procedimento químico cujo objetivo é desgastar a pele para renová-la e deixá-la mais jovem, uniforme e firme. Ele pode amenizar as manchas causadas pelo melasma. No entanto, é preciso tomar cuidado e ser bem orientado sobre qual peeling realizar, pois alguns tipos podem agredir mais a pele.
2- MMP
A MMP (Microinfusão de Medicamentos na Pele) é uma técnica relativamente recente caracterizada pela inserção de medicamentos variados na pele através de microagulhas.
Geralmente o dermatologista emprega substâncias como vitamina C e ácidos diversos que podem variar de paciente para paciente. O tratamento tem duplo benefício: do microagulhamento e das medicações. As sessões são com intervalo mensal.
3- Microagulhamento
O microagulhamento ocorre a partir de pequenas e suaves perfurações feitas por microagulhas na pele, as quais são capazes de diminuir a pigmentação das manchas escuras, tanto as causadas pelo melasma quanto por outros problemas. Ao final é realizado a aplicação de medicações o chamado Drug delivery.
As técnicas são variadas de microagulhamento: o roller convencional, canetas automáticas e o robótico com agulhas de ouro (minha escolha atualmente).
4- Laser
O laser é utilizado para o tratamento do melasma, com algumas especificidades para não provocar o efeito rebote. O laser é um aparelho que emite energia que penetra na pele atingindo determinados alvos. O laser usado para tratar o melasma tem como alvo a melanina que então é destruída por essa energia e eliminada do organismo. No entanto, essa energia não pode ser muito intensa sob pena de através de calor forte piorar a mancha.
São necessárias de 10 a 15 sessões semanais para conseguir melhorar o melasma. A pele após a sessão do laser ND Yag Q- Switched fica rosada e normaliza após 15 minutos. As atividades diárias do indivíduo tratado podem seguir normalmente.
Temos de ter em mente que o melasma é uma doença crônica, de difícil controle. Para sucesso devemos sempre associar técnicas: tratamento em casa ( medicamentos de passar e orais + tratamentos em consultório). O que fará total diferença no resultado final é a escolha das medicações certas!
Se você quiser saber qual tratamento é o mais indicado para você e se você realmente tem melasma, o melhor a fazer é procurar um dermatologista. Nunca inicie qualquer tratamento sem antes consultar um especialista!