Toxina botulínica para suor excessivo

A toxina botulínica nada mais é do que o famoso botox. Sim, aquilo que muitas pessoas usam para reforçar a jovialidade do rosto e disfarçar as linhas de expressão que vêm com a idade.

No entanto, engana-se quem pensa que a toxina botulínica serve apenas para a estética. Na verdade, ela vem sendo muito usada para o tratamento de diversos problemas, como enxaqueca crônica, bruxismo e até hiperidrose (suor excessivo).

Quer saber mais sobre como o botox pode ajudar a aliviar o suor excessivo e melhorar o bem-estar? Então, continue lendo!

 

Como o botox funciona?

Antes de entrarmos na parte em que o botox age contra a hiperidrose, precisamos explicar como ele funciona no corpo de forma geral.

A toxina botulínica tem origem em uma bactéria conhecida por clostridium botulinum, que contém propriedades que colaboram para a inibição da contração muscular, o que faz com que as linhas de expressão mais proeminentes do rosto sejam reduzidas.

Não existe uma idade mínima ou máxima para aplicar a toxina botulínica é por isso que hoje em dia é comum ver pessoas muito jovens com o rosto já repleto de botox. Cada caso é um caso. Mesmo assim, a indicação é que a aplicação ocorra a partir dos 25 anos (ou 30 anos para alguns).

Vale lembrar que o botox dura cerca de 4 – 6 meses. Após esse período, é necessária uma nova aplicação.

O procedimento em si costuma ser bem seguro, mas é claro que, como qualquer outro procedimento – estético ou não -, é preciso que ele seja realizado por um dermatologista capacitado.

 

Como a toxina botulínica age contra o suor excessivo?

 

A toxina botulínica tem se mostrado uma alternativa eficaz e segura para tratar a hiperidrose. Isso porque a substância bloqueia o estímulo do suor junto às glândulas, o que diminui temporariamente a produção do suor excessivo por cerca de 4 até 10 meses.

 

A aplicação para esse fim deve ser feita em uma clínica especializada e com um dermatologista habilitado. Geralmente o médico usa a anestesia local e o procedimento todo leva em torno de 40 minutos para a aplicação nas mãos e 20 para as axilas.

Também não é necessário esperar muito para voltar às atividades diárias. Na maior parte dos casos, você já pode fazer tudo imediatamente. Somente os exercícios físicos devem esperar um dia para serem realizados novamente.

 

Quer saber mais? Procure um dermatologista. Apenas ele será capaz de te orientar sobre quais procedimentos são os melhores para suas necessidades específicas.