Microagulhamento (IPCA): vantagens e indicações

Está pensando em fazer o microagulhamento ou simplesmente tem curiosidade sobre como ele é feito? Então, este texto é para você! Continue lendo até o final para descobrir como o procedimento funciona, quais são suas indicações, vantagens e muito mais.

 

Como o microagulhamento funciona?

O microagulhamento, também conhecido como IPCA (Indução Percutânea de Colágeno por Agulhas), é um procedimento dermatológico que se caracteriza pelas perfurações de microagulhas nas camadas da pele com o objetivo de estimular a produção de colágeno (proteína responsável por deixar a pele resistente, saudável e elástica).
O tratamento pode ser realizado através de diferentes técnicas – desde pequenos rolos que sustentam as agulhas ou equipamentos mais modernos, automáticos, nos quais podemos regular a profundidade das agulhas e associar técnicas como a radiofrequência.
A técnica escolhida para ser realizadas as microperfuraçoes e a profundidade determinará o resultado.

 

Para quem o microagulhamento é indicado?

Tratamento de melasma
Tratamento de cicatrizes – principalmente as de acne
Rejuvenescimento ( melhora da qualidade da pele: rugas, flacidez)
Estrias
Alopécia ( queda de cabelo)

 

Quais são as vantagens do microagulhamento para a pele?

Entre as principais vantagens do procedimento para a pele, podemos citar:

  • Auxilia a promover uma textura saudável;
  • Ajuda a diminuir manchas escuras da pele;
  • Previne e trata o aparecimento de rugas;
  • Melhora a elasticidade e a firmeza da pele;
  • Suaviza as cicatrizes;
  • Colabora para reduzir os poros dilatados.

 

Qual é o período de duração dos efeitos do microagulhamento?

Depende de qual problema você está tratando e a forma escolhida para ser realizado o tratamento.
Na forma minimamente invasiva utilizamos anestésico em forma de creme antes do procedimento. Existe também a técnica cirúrgica, na qual o microagulhamento é feito de forma mais intensiva e com o paciente anestesiado.
Usualmente, a técnica minimamente invasiva oferece resultados após uma sequência de aplicações em intervalos regulares (comumente mensais), enquanto a técnica cirúrgica pode já oferecer resultados visíveis em apenas uma sessão.

 

Como colaborar para que os efeitos durem mais?

É necessário que você cuide bem da sua pele. Afinal, não adianta realizar o procedimento, e não dar o seguimento ao tratamento com produtos em casa ou tendo maus hábitos. Por isso lembre-se de sempre usar o protetor solar todos os dias, assim como um bom hidratante e um creme indicado pelo médico.
Nunca se automedique ou tente tratamentos por conta própria: lembre-se o procedimento cria pequenos ferimentos na pele: sem os cuidados específicos você está sujeito a complicações ( infecção, manchas, cicatrizes).

Procure um dermatologista para lhe orientar sobre os melhores procedimentos para o seu caso.