Um dia, você está penteando os cabelos em frente ao espelho e se depara com aquele fio branco. O primeiro fio branco ninguém esquece (e quase todo mundo arranca!).
Como tudo no corpo envelhece os cabelos não fogem à regra!
Com o tempo, que varia de pessoa para pessoa, o cabelo começa a perder suas propriedades naturais: a fibra capilar perde a capacidade de produzir um fio íntegro e saudável e há redução na produção de melanina, o que leva a mudanças não desejadas: perda na densidade capilar e o surgimento dos fios brancos. O fio branco é na verdade transparente, ele não tem pigmento. É como uma vareta de vidro que sofre a refração da luz e brilha, por isso o aspecto branco ou acinzentado.
Veja o ciclo do cabelo:
Embora as causas do embranquecimento capilar ainda não tenham sido totalmente desvendadas, uma possível explicação para este fenômeno é de que o estresse oxidativo, responsável pelo envelhecimento, induz também a perda de melanócitos – células produtoras de melanina – nos cabelos. Desse modo, além de fatores genéticos, hábitos de vida como o tabagismo, má alimentação e estresse, também colaboram para o processo. Por isso, equilibre a alimentação com menor consumo de doces e massas e evite o consumo de bebidas alcóolicas. & nbsp;
Aposte em alimentos ricos em antioxidantes naturais: frutas cítricas e vermelhas, cúrcuma (açafrão: eu particularmente amo), azeite e linhaça.
Infelizmente ainda não há nenhuma medicação comprovadamente eficaz para tratar ou evitar.