CIRURGIAS

Biópsia de pele, couro cabeludo e unha

É um exame que consiste na retirada de pequeno fragmento de pele (cerca de 4 a 5 mm de diâmetro) que é enviado para exame anatomopatológico com objetivo de auxílio do diagnóstico de algumas doenças.

Curetagem

É a realização de procedimento semelhante à raspagem da área de pele com lesão. Muito utilizado para o tratamento de molusco contagioso.

Cauterização química

É a aplicação de substâncias ácidas que promovem destruição de algumas camadas de pele para o tratamento de lesões como queratose seborreica, queratose actínica  e melanoses solares.

Criocirurgia (aplicação de nitrogênio)

Técnica que utiliza o uso controlado de baixas temperaturas, para destruição tecidual, com finalidade terapêutica, sendo o o nitrogênio líquido (NL), a principal substância utilizada.As principais indicações para este tratamento incluem, verruga viral, tumores benignos, alguns tipos de cânceres de pele, lesões pré-cancerosas, lesões infecciosas localizadas, entre outras.

Eletrocauterização de lesões

Procedimento que utiliza eletricidade e calor para destruir a lesão (bisturi elétrico). O material pode ou não ser coletado para análise patológica. Muito utilizado para siringomas, hiperplasias sebáceas, queratoses seborreicas, acrocórdons, nevos intradérmicos.

Infiltração intralesional

Aplicação de medicamentos por agulha no local da lesão da pele. É utilizado para tratamento de cicatrizes queloides e alguns tipos de quedas de cabelo.

Retirada de nevos (pintas ou sinais) e câncer de pele

As pintas e lesões que forem suspeitas (potencial de ser ou tornar câncer) no exame clínico e pela dermatoscopia devem ser removidas através de uma pequena cirurgia. É utilizada anestesia local e em seguida é feita excisão da lesão um bisturi e depois sutura com pontos. As lesões são sempre d enviadas para o exame anatomopatológico (“biópsia).

Retirada de cistos, lipomas e "verrugas"

São lesões benignas que o paciente opta por tratamento cirúrgico por motivo estético ou por algum incômodo. Procedimento simples feito com anestesia local.

Tratamento cirúrgico da unha encravada

O tratamento é feito com anestesia local e remoção parcial da área acometida e o canto encravado. Isto é feito com o corte de uma faixa estreita da parte lateral da unha chegando até a matriz da mesma. Se houver tecido de granulação ele é curetado (raspado) e também usado o fenol para cauterizar.